Palavra do Pároco

PARA PERMANECER E CRESCER!

PARA PERMANECER E CRESCER!

PARA PERMANECER E CRESCER!

Quero, em primeiro lugar, agradecer a todos que colaboraram para o sucesso de nossa FEJUSA. Colaborar é trabalhar juntos! E foi isso que aconteceu. De muitas formas, com muito esforço, muitos deram o melhor de si. Seja o símbolo de nosso empenho em consolidar cada vez mais uma comunidade integrada, como um corpo bem ajustado em seus membros, como nos exorta o apóstolo Paulo (Ef 4, 16).

A perspectiva espiritual do Cenáculo concentra esta experiência. Lembre-se que o contexto em que estão inseridos os capítulos de 13 a 17 é da última noite de Jesus com seus discípulos, no Cenáculo e, posteriormente, no Monte das Oliveiras. Continuo aqui nossa meditação sobre o aprendizado do Cenáculo. Recorra aos números anteriores do O REDENTOR.

Permanecer no Senhor

(João 15)

PERMANECER indica ação contínua. Não é algo de um dia, uma semana, um ano ou, mesmo, cinquenta anos. É a diferença entre a vida e a morte, pois um ramo quando é cortado da árvore morre. Não é uma ameaça que Jesus está fazendo. Pode ser que vivamos essa maravilhosa realidade espiritual, que é o permanecer no Senhor – e até a ensinemos – numa perspectiva negativa: se eu não ficar ligado n’Ele, irei secar, irei morrer! Esta não é a mensagem do Evangelho, mas é, por vezes, a mente e os tantos complexos e ameaças que estão em nós, interpretando dessa forma.

Ao contrário, a Palavra convida a algo grande, maravilhoso: você quer crescer? Quer uma vida abundante? Quer frutificar? Quer a seiva da vida percorrendo todas as áreas da sua vida? Vá a Jesus! PERMANEÇA NELE!!! Deixe que Ele comunique a você o seu Espírito.

Por que dar mais enfoque ao “ser cortado e lançado ao fogo” que ao “dar muito fruto e tornar-se discípulo”?

Jesus não está ameaçando; está fazendo uma maravilhosa promessa àqueles que n’Ele creem e esperam.

Deixar-se podar para crescer

(João 15)

Aí vem uma parte da história que, por outro lado, não se quer muito saber: você foi eleito para viver em Jesus, marcado para produzir muitos frutos, selado para receber a divina seiva – o Espírito Santo – em todas as áreas de sua vida! Bendito seja Deus! Mas para que isso aconteça você deverá ser podado. É inevitável. Não há como viver abundantemente e não ser podado. Ou você é um galho estéril que acaba sendo lançado fora ou você produz fruto e as podas vêm.

Até aí, é relativamente fácil de aceitar racionalmente. Mas há um outro aspecto: não é você que escolhe quando essa poda é feita e nem a forma como ela acontecerá. Quando ela vem, nem sempre se tem clareza que é a disciplina educadora de Deus que está agindo.

Toda poda dói, é incômoda, faz chorar; quando não, gritar. Mas o Divino Jardineiro sabe quem é você e onde cortar. Ele nunca colocará em risco a planta. Ele nunca o deixará abandonado no processo de recuperação. Ele cuidará de você. Você pode, por isso, se predispor a esta poda e até inseri-la em seu modo de vida, como parte do seu crescimento.

Viver no Cenáculo é também assimilar este processo de forma consciente. Certamente algumas podas seriam mais leves e menos dolorosas se em nosso modus vivendi incluíssemos um contínuo exame de consciência e atos que nos levassem a um crescimento pessoal: autoanálise; talvez até mesmo uma terapia; cortar alguns hábitos nocivos; colocar-se, enfim, em uma dinâmica de mudança.

Mas haverá horas em que você não terá controle sobre o que acontece. Creia, então, que você está nas mãos de Alguém que o conhece e ama profundamente.

Continua no próximo número…

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.