Pastoral

ACOLHIDA

O serviço da Acolhida é muito mais do que dar um bom dia ou um bem-vindo, ou entregar folhetos. Vai além de receber bem, integrar paroquianos e visitantes às celebrações e à paróquia. Ela inteira-se e integra-se às outras pastorais, está sempre em sintonia com o que está acontecendo na igreja. É um canal comunicador, uma presença atenciosa, que promove um clima familiar de acolhida.

Reuniões: No 2º sábado de cada mês, às 16h.

 

• Marcus Fabiano Ramos
Tel.: 3681-2894

• Iracy de Oliveira
Tel.:21 99373-3042
iraci.rj.oliveira@hotmail.com

• Solange B Monteiro
Tel.: 21 98130-2240

Pastoral

BATISMO

O principal objetivo da Pastoral do Batismo é levar aos pais e padrinhos, o conhecimento do que é o Batismo e o compromisso que através dele se assume com Deus e com a comunidade. Demonstrar que este Sacramento não se resume apenas em batizar. É necessário vivenciar, testemunhar e ensinar filhos e afilhados a serem cristãos autênticos e fiéis seguidores de Jesus Cristo.

Inscrições: As terças-feiras, 17h a 18h30, sala 106.

Batizados na Paróquia Santo Afonso: Batizados acontecem no terceiro sábado do mês, as 10h

Maria de Fátima Miranda

Tel.: 21 99954-1374

E-mail: mdfmn59@gmail.com

Pastoral

CATEQUESE

A missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, especiais, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. Os encontros de formação são semanais, onde são apresentados temas do nosso cotidiano, iluminados pela Palavra de Deus. Nossa catequese está organizada em catequese infantil, catequese da perseverança, catequese especial e catequese de adultos.

Horários:

– Infantil – quinta-feira das 8h30 às 10h e 16h às 17h30; sexta-feira das 16h às 17:30; sábado das 9h às 10h30.

– Adolescentes – sábado das 15h30 às 17h.

– Adultos – sábado à tarde e quinta-feira à noite.

– Especial – terça-feira, das 15h às 17h.

• Daniela Cardoso
 Tel.: 21 96649-5811

• Christofer Teixeira
 Tel.: 21 99121-9616

• Julia Rodrigues
 Tel.: 21 99610-9135

• Leticia Alves
 Tel.: 21 98173-9771

• Zé Coutinho
 Tel.: 21 99564-4289

• Rafael Nunes
 Tel.: 21 98386-7377

Pastoral

Comunicação (PASCOM)

Pastoral da Comunicação é a pastoral da acolhida, da participação, das interrelações humanas, da organização solidária e do planejamento democrático do uso dos recursos e instrumentos da comunicação. Não é uma pastoral a mais, mas aquela que integra todas as pastorais já existentes. A missão da Pastoral da Comunicação é formar e manter redes comunicadoras nas paróquias para sensibilizar e gerar processos de comunicação nas comunidades. Articula a comunicação interna e externa funcionando como uma “ponte”.

Nossa pastoral engloba as seguintes equipes: Cineclube, Facebook, Flickr, Fotografia, Instagram, Jornal, Memória, Murais, Site e Twitter.

Reuniões: Por equipes – para tratar das pautas mensais. Geral : Terceira 4ªfeira do mês, às 19h30.

• Ana Cristina Andrade

Tel.: 97447-6943

acaro1963@gmail.com
pascom2015paroquia@gmail.com

•  Nair Pimenta

Tel.: 99927-8799

nairzinhas@gmail.com

• Katia Vasconcellos
Tel.: 98344-3010

• Catarina Carvalho

Tel.: 98463-6324

catcasouza@gmail.com

• Sonia Maria Mello

Tel.: 99759-6979

marquesmellosonia@gmail.com

 

Pastoral

DÍZIMO

O objetivo da Equipe de Pastoral do Dízimo é evangelizar sobre o Dízimo. E isso deve ser feito de modo tal que todos os membros da comunidade se sintam solidários e corresponsáveis na manutenção da paróquia. Os agentes da pastoral são orientadores sobre o compromisso de cada cristão, da forma de devolver a Deus, num ato de agradecimento, parte daquilo que recebeu.

Reuniões: quinta-feira anterior ao 2º domingo do mês, às 19:30h.

  • Elizabeth P Vianna – Tel: Elizabeth (21 985476526) – bethinavianna@gmail.com
  • Dennis – dennissantos@hotmail.com
  • Leila Maria Tuffani  – Tel: 21 99625-8815 – leilamariatuffani@yahoo.com.br
Pastoral

FAMILIAR

Tem como objetivo acolher todos os tipos de realidades: casados, solteiros, viúvos, descasados, divorciados, etc. A Pastoral também promove o ECC – Encontro de Casais com Cristo (Anual – 1º semestre), o EPVM – Encontro Preparatório para a Vida Matrimonial (Encontro de noivos – Semestral – duas vezes ao ano), a Semana da Família e a Semana da Vida.

Reuniões:  2ª e 4ª terças feiras de cada mês as 20hs (nos meses que tem 5 terças feiras acontece a confraternização na 5ª terça)

  • Dennis e Mariane – dennissantos@hotmail.com / naniamendola@hotmail.com
  • Luiz e Ana Lucia – luizcarlos3ltec@gmail.com / analuciaandradeadv@gmail.com
  • Rodrigo e Cristina – rhercos@gmail.com / crisgravinahercos@gmail.com
Pastoral

IGREJA DE PORTAS ABERTAS

É uma pastoral de acolhimento às pessoas que, durante o horário do almoço, entram em nossa paróquia à procura de conforto espiritualidade, um encontro pessoal com o Senhor, louvar, agradecer… Nesse breve espaço de tempo oram por si mesmas, umas pelas outras e os agentes pastorais, por todas.  A pastoral acolhe o/a irmão/ã com alegria e solicitude.

Encontros: De terça a sexta-feira, das 12h às 13h, na igreja.

– Terça-feira  –  Terço meditado da Novena de N. Srª do Perpétuo Socorro

– Quarta-feira –  Meditação da Palavra

– Quinta-feira –  Adoração ao Santíssimo com a Novena de Santo Afonso

– Sexta-feira –  Terço da Divina Misericórdia / Na Quaresma, também a Via Sacra.

• Jocelite A da Silva
jocelicealvesdasilva@gmail.com

• Maria das Graças F dos Santos
cjoas@hotmail.com

• Neusa Caes Otero

• Sandra H de C Rocha
drica48@zipmail.com.br

• Maria Aparecida C Torres

Pastoral

JUVENTUDE

Grupos de jovens que se reúnem para aprofundar sua fé e também estreitar os laços de amizade que nascem da participação comunitária. Além das reuniões semanais, promovem missões, caminhadas, retiros e a integração da juventude que frequenta a paróquia.

O Grupo Jovem reúne jovens de 16 a 29 anos, já o Mini Jovem, adolescentes de 13 a 17 anos. A cada encontro, os dois grupos tratam de temas diferentes relacionados ao evangelho ou à realidade dos jovens e buscam aprofundar esses temas promovendo momentos de partilha.

Reuniões: Mini Jovem – sábados das 15h30 às 17h30 // Grupo Jovem – sábados das 18h às 20h.

Pastoral

LITÚRGICA

A Pastoral litúrgica é o serviço para animar a vida litúrgica da comunidade, levando em conta o contexto social, histórico, cultural e eclesial, tendo em vista a participação ativa, consciente e plena de todos na celebração, para dela colherem frutos espirituais. A pastoral litúrgica, ocupa-se com a formação litúrgica, visando à preparação e realização das celebrações. As reuniões semanais levam a equipe de leitores ao aprofundamento da Palavra de Deus e do serviço da liturgia, nas celebrações dominicais. Esses leigos e leigas emprestam sua voz para que o Senhor continue nos falando e guiando. Para que a Palavra seja bem proclamada, se preparam para cada celebração, evitando improvisos.

Reuniões: Sempre às 4ªFeiras, às 19h.

• Daisy Santos
santos.daisyfs@outlook.com

Pastoral

SOCIAL

A Pastoral Social, por sua vez, tem como objetivo desenvolver atividades concretas que viabilizem essa transformação em situações específicas, tais como o mundo do trabalho, a realidade das ruas, o campo da mobilidade humana, os presídios, as situações de marginalização da mulher, dos trabalhadores rurais, dos pescadores, e assim por diante.

Reuniões: Segunda sexta-feira de cada mês, às 15h.

• Julia Arouca
juliaaroucadias@gmail.com

• Lucas Valiate
lucasvaliate@id.uff.br

• Rayssa Jacob
rayssajacob@gmail.com

• Dennis Santos
dennissantos@hotmail.com

• Sammyra

Pastoral

SAÚDE

A Pastoral da Saúde é fruto de muitos anos de um trabalho humanizador que tem como objetivo proporcionar saúde e dignidade de vida para todos, utilizando como medicamento o Evangelho de Jesus Cristo com ardor missionário, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, a serviço da vida.

Reuniões: Segunda sexta-feira de cada mês, às 15h.

• Maria Alzenir
alzenireis@gmail.com

• Ligia Beatriz

 

Pastoral

TERCEIRA IDADE

A pastoral tem por objetivo assegurar a dignidade e a valorização integral das pessoas idosas; é uma pastoral que manifesta o amor e a solidariedade da Igreja para com os idosos, através da promoção humana e espiritual. A Pastoral da Terceira Idade da nossa paróquia reúne-se semanalmente e em uma programação anual muito intensa com atividades várias (encontros, passeios, trabalhos manuais, palestras, festa junina, palestras, etc.).

Encontros: Toda quinta-feira, das 15h às 17h, no salão paroquial.

• Angela Maria C Vieira
angelamaria1403@gmail.com

• Maria de Lourdes v da Silva
mvasques@globo.com

Pastoral

VOCACIONAL

A Pastoral Vocacional é uma pastoral que busca despertar, nos cristãos, vocações de serviço para o Reino, dinamizando, integrando e vocacionalizando as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, especialmente os jovens, a despertar, discernir e assumir maduramente a vocação a que Deus os chamou.

Reuniões: Toda terceira 6ª feira do mês, às 19h30.

Terço Vocacional: Todo 4º sábado de cada mês, às 17h20, na igreja.