Pastoral Vocacional Paróquia Santo Afonso

VOCAÇÃO:
UM SENTIDO PARA A VIDA!

Agosto nos interroga à cerca de uma dimensão fundamental na vida de toda pessoa: a vocação. Não é uma reflexão agradável, porque há na cultura pós-moderna uma tendência maior de olhar mais para fora de si do que para dentro de si. E a vocação é algo que supõe vida interior, porque diz respeito à nossaprópria existência.

Podemos dizer que a vocação está em cada um como um mistério. Cada pessoa precisa, no decorrer da sua vida, trilhar o caminho que a ajude adesvendar o mistério contido em si mesma e aí descobrir o seu chamado essencial de ser e agir, que é único e irrepetível. 

O Batismo é a raiz de todas as vocações. Afinal, a vocação toca a pessoa no modo como ela deve viver a vida cristã: como leigo(a), religioso(a) ousacerdote. Também se relaciona ao estado de vida: o chamado ao matrimônio, à castidade consagrada ou ao sacerdócio. Mas a vocação atinge ainda, de modomais profundo, o sentido da vida de cada pessoa.

Tudo isso é muito importante, porque o fato da vocação e missão pessoal serem únicos para cada ser humano, significa que a realização de cada um e a suafelicidade dependem da vivência desta vocação. Contudo, para vivê-la é preciso, antes, cultivá-la. Muitas pessoas vivem frustradas, sem sentido, semrealização, porque se deixaram levar pela vida, se acomodaram, não fizeram escolhas.

Para nós, cristãos, a autorrealização verdadeira é aquela que coincide com o projeto de Deus para a nossa vida: esse projeto é o chamado e missão pessoal,pois só nele a pessoa pode comprometer-se, dar o melhor de si mesma e crescer em santidade.

A descoberta da vocação é um caminho de discernimento. Ela não se dá por acaso na vida de alguém e, também, não é uma escolha aleatória que se fazdiante de várias alternativas. Ela está escrita no coração de cada pessoa, nas marcas de sua identidade. É preciso cavar dentro da própria história e irdescobrindo o fio que liga os fatos da vida, a realidade que circunda e os sinais da manifestação de Deus. É reconhecer, dentro da própria história, o projeto deDeus que chama para uma missão. Para chegar à maturidade da fé é fundamental alcançar a maturidade da vocação.

Que Santo Afonso nos ajude a crescermos na fé no Deus de misericórdia e de Copiosa Redenção. Rezemos com Santo Afonso, nesse mês vocacional, paraque Deus envie mais operários para Sua Igreja, despertando o coração dos jovens para a vocação à vida religiosa.

Acolha meu abraço acolhedor e a bênção,

Pe. Nelson Antonio Linhares, CSsR

Superior Provincial da Província do Rio 

JOVEM, O AMOR ESTÁ EM VOCÊ!
NÃO RESISTA!
Seja um Missionário Redentorista!

PASTORAL VOCACIONAL – O DESPERTAR DE VOCAÇÕES

A Pastoral Vocacional é uma pastoral que busca despertar, nos cristãos, vocações de serviço para o Reino, dinamizando, integrando evocacionalizando as pastorais, promovendo atividades que auxiliem os fiéis, especialmente os jovens, a despertar, discernir e assumirmaduramente a vocação a que Deus os chamou. 

O trabalho vocacional promove, também, o acompanhamento e o cultivo das vocações, através de reflexões em torno delas, de encontrosvocacionais ou a busca de orientação vocacional com profissionais competentes (psicólogos ou orientadores educacionais). Ou seja, visa criarcondições de orientação, amadurecimento e exercício da vocação, de tal modo que o batizado expresse seu serviço dentro das váriasvocações da Igreja (sacerdotal, religiosa ou laica).

A Pastoral Vocacional não deve se descuidar da vocação laical. Ela deve caminhar junto com as demais pastorais. No corpo de Cristo, que éa Igreja, ela é o sangue que alimenta cada membro e dá força para todos os órgãos colocarem-se a serviço do todo. 

Na Província do Rio, a Pastoral Vocacional está estruturada da seguinte forma: 

a) Na esfera provincial, há uma Equipe Central, composta pelo Promotor Vocacional Provincial e seminaristas; 

b) Nas unidades – paróquias e santuários -, a PV é composta por um padre ou irmão – Dirigente Espiritual – e agentes pastorais. NaSanto Afonso, a caminhada é feita, ainda, em consonância com a JUMIRE e alguns membros dos MLR. 

É importante valorizar os dias das diversas vocações: mães (segundo domingo de maio); padres (primeiro domingo de Agosto); pais (segundodomingo de agosto); religiosos(as) (terceiro domingo de agosto); catequistas (quarto domingo de agosto); leigos(as) (último domingo dotempo comum, dia de Cristo Rei). Se repararam, a valorização das vocações se dá, em sua maioria, no mês de agosto, mês em que devemosrefletir, principalmente, sobre a nossa vocação primeira – a de batizados.

Convidamos a todos os batizados a se empenharem em viver e testemunhar, na alegria, a sua vocação a serviço do Reino de Deus. 

Unidos, em nossas comunidades pastorais, oremos pelas vocações ao longo do ano. Mas, em especial, nos quatro domingos do mês de agosto,atendendo ao mandato de Cristo: “Pedi ao Senhor da Messe que mande operários para a sua Vinha” (Lc 10,2).

“Ficai conosco, Senhor, e nos acompanhai, apesar de muitas vezes não o termos reconhecido. Ficai conosco, porque ao nosso redor se estáfazendo mais densas as sombras, e Vós sois a luz… Ficai conosco, Senhor, quando ao redor da nossa fé católica surgem as névoas da dúvida,do cansaço ou da dificuldade. Ficai em nossas famílias, iluminai-as em suas dúvidas, em suas dificuldades, consolai-as em seus sofrimentos ena fadiga de cada dia. Ficai, Senhor, com aqueles que em nossas sociedades são mais vulneráveis, ficai com os pobres e humildes, com osindígenas e afro-americanos, que nem sempre encontraram espaços e apoio para expressar a riqueza de sua cultura e a sabedoria de suaidentidade. Ó Bom Pastor, ficai com nossos anciãos e com nossos enfermos! Fortalecei todos em sua fé para que sejam vossos discípulos emissionários!”

Preparação e Organização

1. A comunidade paroquial deve formar uma equipe vocacional que se empenhe na promoção da consciência e do clima vocacionais,favoráveis ao despertar, ao discernimento, ao acompanhamento e ao cultivo das vocações de especial consagração: Sacerdócio, religiosas,consagrados, missionárias e de fiéis leigos: casados, solteiros, consagrados.

 

 

2. A equipe vocacional seja integrada por representantes das várias pastorais, movimentos e equipes de trabalho.

3. Todo e qualquer trabalho vocacional, independentemente de quem o lidere, seja realizado sempre em comunhão.

4. A Congregação empenha-se em acompanhar, pessoalmente, aqueles e aquelas que por ela optarem.

5. Haja intercâmbio entre Pastoral Vocacional Diocesana /Paroquial e os Seminários e Casas de Formação da Congregação.

6. A pastoral vocacional tenha sua ação voltada para uma Igreja toda ministerial e aberta a todas as Congregações e Seminários.

7. Os vocacionados devem, por meios diversos, ter a possibilidade de conhecer a Congregação, seu carisma, para poderem,conscientemente, fazer a sua escolha.

8. Os párocos e agentes de pastoral estejam atentos aos sinais de vocação específica, e sejam solícitos em oferecer as melhores condiçõespara um discernimento adequado.

9. O despertar, o discernimento, o acompanhamento e o cultivo das vocações é tarefa de todas as pastorais e serviços, que deverão incluireste tema em seus textos e subsídios.

10. Valorizar os dias das diversas vocações: mães (segundo domingo de maio); padres (primeiro domingo de agosto); pais (segundo domingode agosto); religiosos(as) (terceiro domingo de agosto); catequistas (quarto domingo de agosto); leigos(as) (último domingo do tempocomum, dia de Cristo Rei).

Celebração

1. O mês vocacional seja preparado com zelo crescente e vivido com intensidade em todas as comunidades.

2. As ordenações, profissões religiosas, celebrações de envio e de mandato dos diversos ministérios sejam bem preparados e realizados comdignidade.

3. Estabeleça-se, em cada mês, um dia de oração e reflexão sobre vocação e seja celebrado, cada ano, o Dia Mundial das Orações pelasVocações – no IV Domingo da Páscos – o Domingo do Bom Pastor.

4. Sejam lembrados os aniversários de ordenação, profissão religiosa e casamento, como forma de incentivo e promoção vocacional.

Celebração na Paróquia

– Todo o 4º final de semana, a partir das 17h20, como o Terço Vocacional, seguido da Missa élas Vocações, às 18h.

Vivência e Apostolado

1. Que a Equipe Vocacional Paroquial, no seu todo, ajude cada membro da comunidade a assumir e preservar a vivência de sua vocação.

2. Por seu testemunho de vida, os vocacionados são os primeiros promotores vocacionais.